Busca de Produtos



PRODUTOS
Experiências em um Tubo de Venturi
Cód. F14
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios em um Tubo de Venturi. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto

INTRODUÇÃO
 
O medidor de venturi é geralmente concebido para medir a vazão ou a velocidade do fluxo, seja líquido ou gás, visto que o sistema de tubos está distribuído ao longo da secção transversal variável do duto em experimento. 
 
A teoria de conservação de massa do fluido (equação de Bernoulli), assim como, na energia mecânica, a velocidade do fluxo x área da secção transversal resulta em uma constante 'Q = V.A' e a razão da pressão estática hidráulica com a densidade do fluido x aceleração gravitacional mais a razão da velocidade ao quadrado com o dobro da aceleração gravitacional resulta também em uma constante 'K = P/pg +V²/2g'. O fluido ao percorrer através do duto experimental, sofrerá afunilamento e neste local a velocidade será máxima e a pressão hidráulica estática mínima, ao qual induzirá uma variação na altura do líquido introduzido no sistema de tubos. Embora se refira a variação da altura do líquido em cada tubo, a velocidade do fluido ao longo da linha central, devido ao sistema de tubos, pode ser estimada.
 
OBJETIVOS
  1. Medir a vazão pela temporização da drenagem de água.
  2. Medir a taxa de fluxo pelo fluxometro.
  3. Medir a vazão por tubo dinâmico.
  4. Medir a vazão por tubo venturi.
EXPERIMENTO
 
Experimento --- Tubo de Venturi
 
A amplitude da pressão estática, pressão dinâmica e da velocidade do fluxo podem ser, facilmente, estimadas a partir da variação da altura do líquido que muda em cada tubo do sistema de medição, ao qual está distribuída ao longo do duto experimental e usada para confirmar a equação de Bernoulli. A equação de Bernoulli nas Equações (1) e (2), a velocidade de fluxo que viaja através do duto experimental com diâmetros variáveis será desenvolvida na equação (3). Isso também significa que a velocidade de fluxo local pode ser expressa em termos da coluna do líquido indicando a pressão estática induzida.
 
 
Aqui Vi é a velocidade local que flui através do diâmetro Di correspondente a secção transversal Ai da tubulação com um delta de elevação líquida hi e Q significa taxa de fluxo volumétrico.